Órgão regulador do balanço do relógio

Pêndulo de relógio automático

O pêndulo é um elemento mecânico utilizado para regular o funcionamento dos relógios mecânicos . É utilizado para conferir ao movimento uma periodicidade regular e constante.

É um tipo de roda de balanço que utiliza uma mola espiral em vez de uma mola capilar.

A roda de balanço é uma peça mecânica que serve de base ao movimento de um relógio.

A roda de balanço é a peça mecânica que serve de base ao movimento de um relógio. Regula a velocidade a que a energia é libertada pela mola principal.

É constituída por uma haste cilíndrica central, conhecida como bocal, à qual estão ligados dois braços, um de cada lado. O aro desta roda tem braços curvos com pesos ajustáveis chamados parafusos de sincronização nas suas extremidades, para que possa ser ajustado para oscilar a uma frequência regular. Esta frequência determina a rapidez ou a lentidão com que o relógio faz tiques e mantém o tempo.

Com o tempo, os métodos de fabrico melhoraram e existem agora variantes de design mais sofisticadas para satisfazer as necessidades daqueles que preferem algo diferente das antigas rodas redondas de raios rectos.

A parte móvel da roda de balanço do relógio é chamada de âncora

A parte móvel da roda de balanço do relógio é chamada de âncora. É uma peça mecânica que, para além da sua forma, também tem este nome porque está fixada à roda de balanço e oscila a cada tique-taque. É uma peça pequena, mas essencial para garantir a precisão do tempo, assegurando o movimento e a regularidade.

Título principal : Relojoaria

A Relojoaria é uma profissão que requer a perícia de pessoas capazes de fabricar e reparar relógios. Os relojoeiros têm de ser altamente qualificados na arte e na ciência do funcionamento dos relógios, uma vez que estão envolvidos em todos os aspectos do fabrico de relógios.

Os relojoeiros fabricam e reparam relógios, que são pequenos dispositivos mecânicos que indicam as horas, os minutos e os segundos num mostrador ou numa face[1]. Também se certificam de que todas as peças funcionam corretamente para garantir que um relógio funciona quando é necessário. Os primeiros relojoeiros eram chamados horologistas (do latim “horologium”, que significa “instrumento para contar o tempo”), mas atualmente usamos o termo “relojoeiro” para nos referirmos àqueles que fazem e montam relógios para ganhar a vida.

O balanço actua em oposição à força da mola do tambor.

  • A roda de balanço actua em oposição à força da mola de barril.

  • É feita de uma liga de bronze-silício e a sua inércia é regulada por dois parafusos na extremidade dos seus braços. Tal como o sistema nervoso do seu corpo depende do seu cérebro para o controlar, a roda de balanço desempenha uma função essencial para o relógio: regular o movimento. Por outras palavras, oscila para a frente e para trás a um número preciso de ciclos por hora – chamado frequência – e determina a rapidez ou a lentidão com que o tempo passa. Existem dois tipos de balanças: as balanças de massa sólida e as balanças de massa móvel. As balanças sólidas têm um peso constante, enquanto as balanças de massa móvel permitem ajustar o seu peso utilizando um ou mais pesos deslizantes. Dependendo do modelo que escolher, o seu relógio pode também estar equipado com um pequeno cilindro oco que roda com este elemento; este cilindro serve como um mecanismo de ajuste para uma regulação adicional da frequência (também conhecida como afinação fina).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *